Apesar de não ser obrigatório, todos os nossos parceiros são convidados a referir o terciário (mesmo que tenham apenas a possibilidade de identificar dois na configuração do domínio), por motivos de redundância.
Por exemplo, sempre que um servidor de email pretender enviar uma mensagem de correio eletrónico, para algum domínio que esteja configurado nos servidores DNS da Plako, este entra em contacto com os nossos servidores DNS para conseguir obter o IP. Se falhar o primário, tenta o secundário e, em último caso de falha, tenta o terciário. Se não conseguir nenhuma resposta positiva (estabelecer contacto com um dos três servidores DNS), então o servidor emissor vai assumir que o domínio de destino não existe na internet (o que não é verdade), devolvendo imediatamente uma mensagem de retorno para o emissor a informá-lo do exposto.
Por esse motivo é que a Plako teve que procurar uma rede diferente, num fornecedor diferente, para conseguir disponibilizar um terciário.
Desta forma, se por qualquer razão ocorrer um pico de tráfego, ou uma qualquer indisponibilidade de rede no datacenter da Telvent onde se encontram os principais servidores da Plako, o terciário garantirá que todos os domínios do universo Plako continuam a existir na Internet.