Estatísticas de alojamentos
A
opção Estatísticas
é uma ferramenta bastante útil, sobretudo quando se fala de
marketing digital e SEO. Esta ferramenta permite medir a resposta do
público relativamente ao projecto, disponibilizando informação que
poderá ajudar a melhorar os conteúdos e a potenciar um melhor
conhecimento do público que visita o website.
Esta funcionalidade apresenta várias secções, devidamente identificadas no menu lateral . No topo da área de estatísticas é possível visualizar a última actualização , bem como definir o período a que se referem as estatísticas apresentadas .
Na secção Resumo são apresentados os dados mais gerais: o período a que se refere, bem como a primeira e última visita . São depois mostrados os números relativos ao tráfego – visualizado e não visualizado (isto é, gerado por robots, worms...). Dados apresentados: Visitantes únicos – medidos através do endereço de IP (se um utilizador fizer várias visitas ao website, com o mesmo IP, é considerado apenas um visitante único) -, Número de visitas – número total de visitas durante o período considerado, independentemente de serem do mesmo utilizador ou não -, Páginas – total de páginas consultadas -, Hits – número de pedidos feitos ao servidor, requisitando os elementos (imagens, ficheiros áudio, fundo do website...) que compõem a página - e Bytes – o total de informação (medida em bytes) que foi enviada do servidor. O código de cores aqui utilizado irá manter-se ao longo de todas as secções de Estatísticas.
A opção Histórico Mensal permite, na prática, visualizar as estatísticas do website agrupadas por mês, sendo apresentados os valores do ano corrente. São mostrados os valores num gráfico de barras – onde é mais fácil e instantâneo comparar informação - e numa tabela – onde podem ser consultados os valores exactos. Os elementos apresentados mantêm-se ao longo de todas as estatísticas: Visitantes Únicos, Número de Visitas, Páginas, Hits e Bytes. No final da tabela são contabilizados os totais anuais para cada elemento.
O
mesmo acontece para as estatísticas por dias do mês, sendo
que aqui não são apresentados os visitantes únicos:
No final da tabela Dias do mês, para além do total mensal, é também apresentada a média diária para cada elemento.
Na secção Dias da Semana são apresentados os valores médios (entre a primeira e a última visitas no período considerado) de Páginas visitadas, Hits e Bytes. É possível concluir facilmente quais os dias que, em média, representam um maior número de visitas e de tráfego, podendo as campanhas de marketing ser direccionadas no sentido de aproveitar esses picos ou de melhorar os valores dos dias que tendencialmente significam menos visitas.
Na secção Horas é possível constatar quais as horas de maior tráfego no website. Os dados apresentados resultam da soma de todos os dados relativos ao período considerado, sendo, portanto, um resultado cumulativo e não médio.
Os
dados presentes na secção Quem referem-se aos dados dos
utilizadores que visitaram o website, nomeadamente o País de
origem, Hosts e Motores/Spiders.
Tal como o nome indica, aqui é possível visualizar os países de origem dos visitantes do website. Numa primeira fase o Top 10 – neste caso Portugal é o país de origem mais popular – mas também pode consultar-se a Lista Completa . A indicação do país é feita não só pelo nome mas também pela bandeira e pela abreviatura geralmente associada aos domínios do país. Surgem os dados cumulativos, referentes ao período considerado – Páginas, Hits e Bytes -, em tabela e num gráfico de barras para uma mais rápida comparação de dados.
A secção Hosts refere-se aos endereços de IP dos visitantes mais frequentes. É possível visualizar o Top 10 ou, em alternativa, a Lista completa dos endereços, Última Visita – últimos visitantes do website, por ordem cronológica - e Endereço de IP não resolvido - endereços (IP) cujos endereço numérico não resolvem (através de DNS) para nenhum nome (normalmente são endereços fornecedores de Internet - banda larga, por exemplo). Para cada IP, através de um sistema de geo-referenciação, é possível determinar o país – GeoIP Country – e até mesmo a cidade - GeoIP City -, apesar de ser necessário ter em atenção que este valor pode ser apenas aproximado. É ainda mostrada a data e hora da Última visita efectuada a partir do IP em questão. A coluna info, representada por um “?”, permite consultar mais informações, como um whois do IP.
A secção Motores/Spiders mostra os robots que percorreram o website; isto é, motores – pertencentes a motores de busca, por exemplo – que visitam o website para indexar conteúdos. No caso do exemplo, é possível ver que durante o período considerado 22 Motores visitaram o website. São apresentados os dez motores mais populares, no Top 10 , sendo também possível ver a Lista completa e Última Visita . Para cada robot são apresentados os Hits e Bytes correspondentes, bem como a data e hora da última visita. No exemplo verifica-se que o motor que mais vezes percorreu o website foi o Googlebot, pertencente ao popular motor de busca Google.
A
área Navegação corresponde não só a como os utilizadores
navegam na página (tipo de browser, sistema operativo) mas
também como chegam à página e as suas acções.
A
opção Duração da visita mostra o tempo que os
utilizadores permaneceram no website, durante o período considerado.
Para além do número de visitas por limite de tempo, mostra ainda o
valor em percentagem, bastante útil para uma leitura rápida dos
números. Esta opção é bastante importante uma vez que permite
verificar se o website é atractivo, isto é, se capta o visitante –
através do design, dos conteúdos – ou se se tratam de visitas
acidentais (percentagem de visitas entre os 0 e os 30 segundos).
Nesta opção são listados os tipos de arquivos – elementos - mais recorrentes. Aqui medem-se os Hits e Bytes (pedidos) para cada um dos diferentes tipos de arquivo.
Na opção Páginas/URL são apresentados os endereços mais visitados de todo o website, num Top 10 , sendo também possível consultar a Lista completa de endereços. Para cada URL existem dados cumulativos – em tabela e em gráfico de barras. É ainda possível aqui consultar a lista de páginas de entrada de saída – primeiro e último pedidos da visita de um determinado utilizador.
Aqui é possível constatar qual o sistema operativo mais utilizado pelos visitantes do website, com a indicação do número de Hits e da sua tradução em percentagem. Neste caso, existe uma clara preponderância do sistema operativo Linux, com 87,6%. Para além do Top 10 , pode consultar-se a lista completa , que inclui a indicação das várias versões, e informações relativas aos sistemas operativos dados como desconhecidos – user agent e última visita.
A opção Visualizadores refere-se aos browsers utilizados para consultar o website. São listados os visualizadores, acompanhados pelos valores de Hits (e respectiva percentagem), bem como a indicação se se trata de um Grabber ou não – ferramentas que permitem copiar completamente o website para visualização local. À semelhança do que acontece na opção SO, é possível consultar o Top 10 , a lista completa , que inclui a indicação das várias versões, e informações relativas aos visualizadores dados como desconhecidos – user agent e última visita.
Esta opção permite consultar a origem das visitas ao website: qual o número e percentagem de Hits e Páginas (estimado) que resultaram de um endereço directo/favoritos, de uma pesquisa em motores de busca ou de ligações de páginas externas (referências) . Para estes dois últimos dados é ainda possível consultar a listagem completa.
Aqui é possível consultar as frases e palavras utilizadas nos motores de busca que se traduziram em visitas ao website. Para ambas as opções são apresentados os Top 10, mas é também possível consultar a lista completa. Estas estatísticas são particularmente úteis para compreender o que procuram os utilizadores quando acedem ao website, podendo depois criar e direccionar conteúdos para esses públicos, respondendo às necessidades do mercado.
Na opção Diversos cabem todos os dados que não são referidos nas opções anteriores. Neste caso é apresentada uma estimativa dos visitantes que adicionaram o website aos favoritos, durante o período considerado. Vários outros dados poderão ser apresentados nesta opção, em função do tipo de projecto alojado.
A opção Erros HTTP, tal como o nome indica, mostra os erros mais frequentes que ocorreram no website, durante o período considerado. Apresenta o número de Hits e sua percentagem, bem como Bytes utilizados. Neste caso, o erro mais frequente é “404 Document Not Found”.